Novidades

OldGold #01 – Cadillacs and Dinosaurs

 

Este mês, um jogo muito especial na memória de muitos gamers faz aniversário. Em abril de 1993, há mais de 22 anos, a Capcom lançava um dos jogos mais divertidos e favoritos de muitos que passaram boa parte da infância nos fliperamas espalhados pela cidade, sim, estou falando de Cadillacs and Dinosaurs.

Baseado na HQ Xenozoic Tales, de Mark Schultz, ele mostra o planeta devastado devido a poluição causada pela humanidade – coincidência é mero detalhe – fazendo com que a população sobrevivente vá viver em túneis, criando cidades dentro da terra e permanecendo, assim, por mais de 500 anos, quando finalmente voltam para a superfície e descobrem que o eco sistema foi restaurado, e com ele os dinossauros, que voltam a povoar o planeta.

selecao de personagem

Tela de seleção de personagem

Os Dinos vivem pacificamente com os humanos, até que a gangue Black Marketers, liderada pelo Dr. Fessenden, começa a raptar os dinossauros para fazer testes, misturando genes de seres humanos com os deles para criar uma raça hibrida.

O jogo é protagonizado pelo mecânico Jack Tenrec, seu amigo Mustapha Cairo, Hannah Dundee e Mess O’Bradovich, que saem decididos a colocar um ponto final na loucura do Dr. Fessenden, a pancadaria come solta, socos, chutes, pauladas, tiros e até pedra é usada em combate, além do Cadillac!

Hora de dar um rolê de Cadillac!

Hora de dar um rolê de Cadillac!

Um dos ícones e referência no gênero “Beat’em Up” até hoje, o jogo se destacava por sua animação de ótima qualidade para a época, músicas empolgantes – ouça 47th street no final da página – excelente fluidez no controle, deixando o jogo bem dinâmico e de rápida resposta aos comandos, contava também com a possibilidade de jogar em  três pessoas nas máquinas equipadas com três comandos. Além dos golpes, você podia fazer ataques combinados em duplas, quando um personagem ficava próximo do outro, e usar alguns objetos que ficavam espalhados na tela, também era possível usar armas de fogo.

3 players

Jogar com três amigos era muito legal!

Em algumas fases, você podia dirigir o Cadillac para derrotar os inimigos, em outros você tinha que correr desviando das pisadas de dinossauros gigantes, enquanto descia o braço nos inimigos. Mostrando serem de paz, alguns dinossauros apareciam na tela sem oferecer perigo, mas se você desse alguns socos, ou despertasse algum deles, ai a coisa mudava de figura, e eles viam para cima sem distinguir ninguém, atacando todos que apareciam na tela!

Até hoje o jogo tem uma legião de fãs – presente! – que sempre dão umas porradinhas através de emuladores, já que infelizmente é raro encontrar um bom fliper por ai, e também não foi lançada nenhuma versão para console, devido ao valor pedido pela GM para licenciar a marca Cadillac novamente. Chegaram a fazer uma versão para Sega CD que não tem nada a ver com o original, mas ficou tão ruim que nem vale a pena entrar em detalhes.

Cadillacs and Dinosaurs é um daqueles jogos que facilmente ultrapassam a barreira do tempo, sendo legal de se jogar a qualquer hora e em qualquer idade, se você ainda não jogou – duvido muito – não sabe o que perde, ninguém deveria passar por essa terra sem jogar Cadillacs and Dinosaurs ao menos uma vez na vida!

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Cadillacs-and-Dinosaurs7

Game over?

 

Leandro Lesnik on youtubeLeandro Lesnik on twitterLeandro Lesnik on facebookLeandro Lesnik on email2
Leandro Lesnik
Handyman at Dimensão Geek
Curioso, adora pesquisar sobre tecnologia, curte mangá, animes e K-Dramas. Gamer desde os seis anos de idade quando pulou o muro de sua casa para jogar Elevador Action no bar da esquina.
About Leandro Lesnik (3 Articles)
Curioso, adora pesquisar sobre tecnologia, curte mangá, animes e K-Dramas. Gamer desde os seis anos de idade quando pulou o muro de sua casa para jogar Elevador Action no bar da esquina.