Novidades

Nocaute| Crítica do filme

Jake Gyllenhaal vive a melhor fase de sua carreira. Sua atuação em O Abutre é fenomenal e a transformação física que ele sofreu para estrelar Nocaute, que estreia hoje nos cinemas brasileiros, é impressionante. A sua atuação também é forte, mas infelizmente ela acaba se perdendo no mar de clichês do filme.

Nocaute narra a história de Billy “The Great” Hope (Gyllenhaal), que foi criado em um orfanato e atualmente é campeão mundial de boxe. No auge da carreira e da vida pessoal, bem casado com sua colega de internato Maureen (Rachel McAdams) e pai de uma menina, Billy vive um sonho até o dia que sua esposa é assassinada. Desolado, se afoga na bebida, perde contratos, perde o título, a guarda da filha e chega ao fundo do poço.

Desesperado em tentar recuperar a guarda da filha, Hope convence o rigoroso treinador Tick (Forest Whitaker) a treiná-lo e recuperar o seu cinturão e, consequentemente, sua vida. Essa história de superação já foi filmada dezenas de vezes, em filmes superiores e inferiores a Nocaute. Só para ficar em alguns exemplos, dramas parecidos são os motes de longas de luta como A Luta Pela Esperança, O Lutador, O Vencedor e Rocky III, só para ficar em alguns exemplos. Além de muito parecidos na estrutura, os clichês são excessivos e iguais, derrubando o filme.

Em Nocaute, Whitaker volta a interpretar o seu papel favorito: o de sábio. Não importa se ele seja investigador, policial, advogado, mordomo ou treinador de boxe. Ele é um sábio, sempre. Ele entende das coisas e sabe como a vida funciona. Sabe também como ser um ator clichê e usar isso com frequência. E aqui ele usa e abusa novamente.

Gyllenhaal sobra no filme. Uma bela atuação e uma transformação física impressionante. Depois da magreza em O Abutre, ele aparece forte como um verdadeiro lutador de boxe em Nocaute. Nem parece a mesma pessoa. O seu trabalho como ator também é ótimo e ao que tudo indica ele deve ser indicado para concorrer ao Oscar de melhor ator em 2016. E sem sombra de dúvidas ele será um dos favoritos a conquistar a estatueta.

Nocaute
Direção: Antoine Fuqua
Roteiro: Kurt Sutter
Elenco: Jake Gyllenhaal, Forest Whitaker, Rachel McAdams e Naomie Harris

Fabio Martins on twitterFabio Martins on linkedinFabio Martins on instagramFabio Martins on googleFabio Martins on facebookFabio Martins on email2
Fabio Martins
Santista de nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Ama vídeo game, cinema, séries, música, nerdices e cultura pop em geral.
About Fabio Martins (401 Articles)
Santista de nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Ama vídeo game, cinema, séries, música, nerdices e cultura pop em geral.