Novidades

MPL | Crumb e Elza Soares contra o aumento da tarifa

Segundo matéria publicada na Folha de São Paulo, o artista gráfico estadunidense Robert Crumb teria cedido dois desenhos em apoio ao Movimento Passe Livre (MPL).

Como conta a reportagem, Rogério de Campos, diretor editorial da Veneta, responsável pela publicação do artista no Brasil, soube do interesse do movimento por um dos desenhos e entrou em contato com Crumb que cedeu ainda outro desenho inédito.

crumb 2

O trabalho de Crumb conseguiu notoriedade no auge da contracultura, com seu humor anárquico e anti-autoritário, representado em personagens populares como Fritz the Cat. Outra obra bastante popular é a capa do álbum Cheap Thrills, da então banda da cantora Janis Joplin. O artista costuma ceder seus trabalhos gratuitamente para o uso de causas que apóia.

A matéria destaca ainda que, segundo  Rogério de Campos, o MPL teme que a polícia interprete o desenho como uma provocação.

Elza Soares

“Podem me prender, podem me bater/Que eu não mudo de opinião/ 20 centavos eu não pago não” já cantava Elizete Cardoso em apoio às manifestações contra o aumento da tarifa em show realizado em junho de 2013.

Mais recentemente, voltou a criticar o aumento em post no facebook e no twitter.
“3,80 não!!
Não à polícia repressora!!
Não à hipocrisia. A polícia mata pobre todo dia!”

Elza Facebook

Elza, por sinal, lançou recentemente “A Mulher do Fim do Mundo”, álbum recebido com entusiasmo por crítica e público e que renova e reafirma a importância de sua voz para a música brasileira.

 

Elza apóia manifestações em 2013

 

Ouça “A Mulher do Fim do Mundo” (2015)

Aldo Gama
Aldo Gama é jornalista
About Aldo Gama (79 Articles)
Aldo Gama é jornalista