Novidades

Jack Kirby | O homem que esculpiu dois universos

O ano de 2017 tem sido incrível para a indústria de quadrinhos. Com adaptações inundando outras mídias e uma extensa variedade de títulos, não há dúvidas de é uma das melhores épocas para ser fã da nona arte. Ainda há quem diga que as crises criativas e o olho nos lucros estão interferindo na qualidade das histórias, mas isso é assunto para outra coluna. O que importa mesmo é que neste ano – mais precisamente em 28 de agosto – comemoramos o centenário de Jack “O Rei” Kirby.

Mesmo quem é novato nas HQs já deve ter visto este nome, que normalmente aparece ao lado de Stan Lee. Afinal de contas, ambos criaram boa parte do universo Marvel. Mas a importância de Jack Kirby vai muito além de uma única editora. Entre idas e vindas da Marvel, o escritor e desenhista levou seu traço único para a DC Comics, onde participou da reformulação de personagens importantes, como o Arqueiro e, principalmente, da criação de outros memoráveis, como o vilão Darkseid.

E como a melhor forma de celebrar um artista é exaltar sua obra – e também porque a biografia do Kirby está disponível em outros sites por aí – separamos cinco HQs importantes com histórias de Jack Kirby publicadas no Brasil para quem quer conhecer ou relembrar o Rei dos Quadrinhos.

Homem-Formiga Mundo Pequeno

No encadernado escrito e desenhado por Tim Seeley, e publicado aqui pela Panini, o destaque é uma aventura com Hank Pym e Eric O’Grady, o primeiro e o atual Homem-Formiga, que se passa depois dos acontecimentos do arco Guerra Civil. Mas o ouro mesmo está nas páginas seguintes. Aqui foram reproduzidas as primeiras histórias de Hank Pym como o herói diminuto – incluindo a primeira com sua parceira e futura esposa Vespa – desenhadas por Kirby e escritas por ninguém menos do que Stan Lee.

Lendas do Universo DC – Super Powers Volumes 1 e 2

Recém-chegado às livrarias, comic shops e a algumas bancas, o primeiro volume de Super Powers traz alguns dos últimos trabalhos de Jack Kirby para a DC Comics, na década de 1980. Nele, Kirby usa o principal panteão de heróis da casa – a Liga da Justiça – em uma história contra aquele que se tornou seu principal antagonista: Darkseid. No volume 2, previsto para sair no fim deste mês, o legado de Kirby continua com sua derradeira história para a casa de Superman, Mulher-Maravilha, Batman e cia. A publicação é da Panini.

Marvel Origens – A Década de 1960 (Edição 62 dos encadernados pretos)

Imagine um compilado com a parte mais importante da obra de Jack Kirby e Stan Lee. Pois é, isso existe. No encadernado publicado pela Salvat, estão presentes as primeiras e mais importantes aventuras dos principais personagens da Casa das Ideias, como Demolidor, Quarteto Fantástico – e seu primeiro embate contra o Toupeira –, Homem de Ferro, Hulk, Vingadores – e a entrada do Capitão América para a equipe – e a fatídica história na qual Peter Parker é picado por uma Aranha Radioativa para se tornar o Homem-Aranha.

Thor (Edição 41 dos encadernados vermelhos)

Seguindo a receita de mesclar histórias clássicas e atuais em um mesmo volume, a Salvat traz o Ragnarok contado por Andrea Di Vito e Michael Avon Oeming, mas quem rouba a cena é a republicação da aventura de estreia do Deus do Trovão. Aqui, aparece reproduzida a HQ Journey Into Mistery 83, que trouxe ao mundo o Poderoso Thor e todos os outros personagens que residem na mítica Asgard.

Não por acaso, a maioria deles conta histórias de origem. Então é aquele momento para você, que nunca leu uma HQ, conhecer de onde vieram alguns dos personagens que estão povoando o mundo em todos os tipos de mídia. Principalmente no cinema. Mas, acima de tudo, é uma chance para conhecer o trabalho de um homem que completaria cem anos se ainda estivesse entre nós. O Rei vive.

Carlos Bazela on twitter
Carlos Bazela
Jornalista e leitor compulsivo, é movido por chá preto, cerveja e boas histórias. Principalmente aquelas contadas por desenhos e balões.
About Carlos Bazela (5 Articles)
Jornalista e leitor compulsivo, é movido por chá preto, cerveja e boas histórias. Principalmente aquelas contadas por desenhos e balões.
Contact: Twitter