Novidades

Iggy Pop | Post Pop Depression é fim da linha?

Aos 68 anos, Iggy Pop prepara o lançamento do álbum “Post Pop Depression”, seu 17º trabalho de estúdio, para março deste ano. Nesta empreitada, Pop contou com a ajuda mais que luxuosa de Josh Homme e Dean Fertita, do Queens of the Stone Age, e Matt Helders, do Arctic Monkeys. Mas nem a companhia parece animá-lo. “Acho que estou fechando depois dessa. Isso é o que sinto, o meu instinto”, declarou.

Para fazer um álbum de verdade você tem que realmente colocar tudo nisso e a energia é mais limitada agora“, confessa. “O tipo de artista que eu sou… Eu tenho algo para acrescentar, mas é realmente sobre outras pessoas que posso colocar juntas. Eu sou um tipo de fã também, eu gosto de sair, gosto de estar em bandas, eu gosto de ficar junto de músicos.

Iggy-Pop-Post-Pop-Depression

Ainda sobre o album, Iggy declarou  que “à essa altura da vida, estava me sentindo desafiado a mostrar meu valor como músico e não como o símbolo de alguma coisa.”

A banda se apresentou recentemente no The Late Show with Stephen Colbert, executando a música Gardenia, primeiro single extraído do disco.

Conselhos do vovô Iggy

Em outubro de 2014, Iggy participou de um evento da BBC Music, em Manchester, na Inglaterra, chamado Palestra John Peel. Na ocasião, o padrinho do punk fez uma apresentação de uma hora discutindo o tema “Música Livre Em Uma Sociedade Capitalista”.

Pop comentou, entre outras coisas o licenciamento de suas músicas para propagandas e a maneira como grandes artistas estavam disponibilizando suas músicas gratuitamente para download.

iggy lecture bbc

Veja a seguir algumas frases selecionadas.

“Eu trabalhei metade da minha vida de graça. Eu nunca pensei realmente sobre isso, de uma forma ou outra, até os mestres da indústria fonográfica começarem a reclamar que eu não estava fazendo dinheiro para eles. Para dizer a verdade, quando se trata de arte, o dinheiro é um detalhe sem importância. Só que é um enorme detalhe sem importância. Um bom LP é um ser, ele não é um produto. Ele tem uma força vital, uma personalidade. “

“Eu acho que processar uma universitária porque ela compartilhou um arquivo é muito parecido com enviar alguém para a Austrália há 200 anos por caçar coelhos de sua senhoria. É assim que deve parecer para as pessoas pobres que querem apenas assistir a um filme porcaria de graça depois de terem trabalhado até à morte o dia inteiro em um Tesco. “

Ouça aqui tudo o que aconteceu.

Leia aqui a transcrição completa.

Aldo Gama
Aldo Gama é jornalista
About Aldo Gama (80 Articles)
Aldo Gama é jornalista