Novidades

Game of Thrones S06E09| A Batalha dos Bastardos

Desde a primeira temporada de Game of Thrones, o nono episódio é sempre o mais emblemático. É neste capítulo que tivemos a morte de Ned Stark, o Casamento Vermelho e outros fatos importantes da saga de George R. R. Martin. Mas nada se compara até agora com os eventos descritos em A Batalha dos Bastardos.

Apesar de longa e filmada de maneira brilhante, A Batalha dos Bastardos não foi o único ponto positivo deste maravilhoso episódio. O roteiro teve outros belos destaques, como a demonstração da força dos personagens femininos da série e o foco no título original da obra (As Crônicas de Gelo e Fogo), onde nós vimos esses dois lados em ação, tanto em Winterfell quanto em Meereen.

As mulheres são a grande força de Game of Thrones. Seja na parte mística (com Melisandre), na política (com Cersei Lannister, Margaery Tyrell e agora Sansa Stark) e na força (com Daenerys Targaryen, Yara Greyjoy e Arya Stark). Na Batalha dos Bastardos, por exemplo, ficou evidente a grandeza de Daenerys, Yara e, finalmente, Sansa.

A Mãe dos Dragões demostrou uma força espetacular e um namoro perigoso com a mesma insanidade do pai. Namoro este que pelo jeito não irá muito para frente graças aos conselhos de Tyrion Lannister, que fez questão de lembrar das atitudes do Rei Louco que o levaram à morte. Sabendo lidar com o lado maluco da família, foi um lindo espetáculo visual vê-la voando nas costas de Drogon que, ao lado dos seus irmãos Viserion e Rhaegal, destruíram as frotas dos mestres cuspindo fogo em seus barcos. Além da vitória no braço, outra conquista de Daenerys foi a aliança com Yara Greyjoy. União que ajudará a irmã de Theon a conquistar o reinado nas Ilhas de Ferro e ajudará os Targaryens a reconquistarem o Trono de Ferro.

No lado mais gelado do reino de Westeros, outra demonstração de força feminina na série. Embora não tenha participado diretamente da Batalha dos Bastardos, Sansa Stark foi crucial na lula. Ela alertou Snow de que nenhum esforço traria Rickon de volta (ela já sabia que ele estava destinado a morrer nas mãos de Ramsey), informou que o bastardo do Forte do Pavor é uma criatura insana diferente de tudo que Jon já enfrentou e conseguiu o apoio da Casa Aryn quando a luta estava praticamente perdida para o exército dos Bolton. Ainda é cedo para dizer se Sansa se casará com o Mindinho. Mas já podemos afirmar que ela já é tão astuta quanto o apaixonado e grande articulador Lorde Baelish.

A cruel morte de Ramsey assistido por uma Sansa vingativa, fria e impiedosa foi outro belo momento de A Batalha dos Bastardos. Seu sorriso cínico e feliz ao ver o ex-marido devorado pelos cães famintos colocou nos faz esquecer totalmente da menina mimada e imbecil que ela era quando chegou em Porto Real. Sansa agora finalmente é uma Stark de Winterfell.

Não é exagero afirmar que A Batalha dos Bastardos foi um dos melhores episódios da série, Tão pouco é exagero colocá-lo na lista dos melhores capítulos de uma série já feita para a TV. As cenas de combate são um primor, os efeitos especiais incríveis e o realismo (apesar da existência de personagens fantasiosos) é impressionante. Embora seja uma parte de um programa televisivo, a batalha é um espetáculo visual tão grandioso que encara de frente e é superior a muitos filmes desse estilo.

Fabio Martins on twitterFabio Martins on linkedinFabio Martins on instagramFabio Martins on googleFabio Martins on facebookFabio Martins on email2
Fabio Martins
Santista de nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Ama vídeo game, cinema, séries, música, nerdices e cultura pop em geral.
About Fabio Martins (374 Articles)
Santista de nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Ama vídeo game, cinema, séries, música, nerdices e cultura pop em geral.