Novidades

Game of Thrones: S05E04 – Sons of the Harpy

O maior temor dos leitores de Game of Thrones finalmente aconteceu. A série ultrapassou a narrativa dos livros e já mostrou a morte de dois personagens que ainda não aconteceram na obra literária de George R. R. Martin. Tirando esse fato de lado, Sons of the Harpy foi um excelente episódio, principalmente no núcleo envolvendo o norte e o plano de Cersei em Porto Real. Nunca é demais lembrar que o texto tem spoilers e se você não quiser ser surpreendido é melhor voltar para a nossa home clicando aqui.

Sons of the Harpy foi daqueles episódios marcantes na saga de Game of Thrones. Embora não tenha sido frenético, ele foi bastante ousado e serviu para definir os rumos traçados por alguns dos personagens principais da saga. Ainda não foi dessa vez que vimos o povo de Dorne com mais calma. Mas pelo menos, o núcleo promete ser bastante agitado com a chegada de Jaime Lannister e Bronn para resgatar a princesa Myrcella. Diferente do livro, onde a cidade ocupa um espaço gigantesco para uma trama que não sai do lugar. Ponto positivo para a série.

Outro destaque do episódio foi ver o plano maquiavélico de Cersei em ação. Ao dar mais poder e um exército ao Alto Pardal e seus fanáticos seguidores , ela está botando “ordem” em Porto Real, tirando um pouco do poder do filho Tommen e se vingando aos poucos da família Tyrel. Atitude perigosa de Cersei, pois ao dar poder demais aos fanáticos religiosos, que se mostraram até o momento incorruptíveis e determinados a punir exemplarmente quem não seguir as leis divinas, ela arma um grupo que pode ir contra os seus interesses e não respeitar sua, digamos, “filosofia de vida”.

Porém o mais interessante em Sons fo Harpya foi o núcleo do norte e o seu tenebroso inverno. Exceto a parte da Muralha que só não foi uma tremenda perda de tempo por causa do diálogo entre Stannis Baratheon e sua filha Shireen, que mostra, enfim, que corre um pouco de sangue nas veias do sempre mal humorado irmão do Rei Robert. O ponto alto do norte foi Winterfell, principalmente o diálogo entre Peter Baelish e Sansa Stark, mostrando mais uma vez que o Mindinho é um dos jogadores mais espertos no jogo dos tronos.

O diálogo entre Mindinho e Sansa escancara totalmente o golpe que ele pretende dar no Norte. No episódio anterior, quando ele o acordo com os Bolton. Na conversa com o cruel chefe do Forte do Pavor, ele dá a entender que pretende ajudar o norte a tomar novamente o poder dos Sete Reinos, já que ele com o Ninho da Águia e Bolton com o resto da região, podem repetir a façanha de Robert e Ned quando tomaram o torno de Aerys Targaryen, o Rei Louco. Mas o que ele pretende realmente é, como ficou fácil de perceber, esperar Stannis derrotar e expulsar os Bolton de Winterfell, depois vê-lo nomear a ruiva como a Guardiã do Norte, para então poder casar com a filha do seu grande amor. Com o Norte e o Ninho da Águia, sem os malucos do Forte do Pavor, os Lannisters jamais enviarão um exército para incomodá-lo já que, segundo ele mesmo já disse, os Leões nunca mandaram suas tropas para tão longe assim.

E, sim, o spoiler que prejudicou os leitores de Game of Thrones foi a morte de dois personagens que estão vivinhos da silva nas páginas escritas por Martin: O guarda Sor Barristan Selmy e o líder dos Imaculados, Verme Cinzento. A cena, com os soldados da Daenerys sendo encurralados pelos Filhos da Hárpia (o Sons of Harpya que dá o título ao episódio), é muito bem feita e a morte dos personagens afetará os rumos da história e vai dar um nó na cabeça de quem aguarda ansiosamente pelo sexto livro da série. A solução para os leitores é uma só: Tirar os livros da cabeça quando for assistir a série e esquecer que ela é uma adaptação de uma obra ainda em curso. Faça isso que você será muito mais feliz, pois a série, assim como a obra literária, é excelente.

Fabio Martins on twitterFabio Martins on linkedinFabio Martins on instagramFabio Martins on googleFabio Martins on facebookFabio Martins on email2
Fabio Martins
Santista de nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Ama vídeo game, cinema, séries, música, nerdices e cultura pop em geral.
About Fabio Martins (374 Articles)
Santista de nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Ama vídeo game, cinema, séries, música, nerdices e cultura pop em geral.