Novidades

HQ: Hoje é Dia Nacional das Histórias em Quadrinho

O mercado de HQ brasileiro está em alta e não é de hoje. Artistas brasileiros, sejam eles independentes ou aqueles que trabalham em grandes empresas internacionais, conquistam cada vez mais espaço, justificando a data de hoje, o Dia Nacional das Histórias em Quadrinho.

Não é de hoje que o Brasil se destaca no mercado internacional colocando artistas nas grandes editoras do segmento, principalmente a Marvel Comics e a DC Comics. São nessas empresas que nomes como Marcelo Campos (arte finalista na revista Action Comics da DC); Roger Cruz (desenhista da Marvel Comics); Will Conrad (artista da Dark Horse); Eddy Barrows (artista da DC Comics); Joe Prado (arte finalista da DC Comics); Mike Deodato Jr (artista da Marvel Comics); Rod Reis (colorista da DC Comics) e Ivan Reis (desenhista da Marvel Comics), entre outros. Esses são alguns do profissionais que justificam Dia Nacional das Histórias em Quadrinho.

Falando especificamente em HQ brasileira, nesse Dia Nacional das Histórias em Quadrinho não podemos de reverenciar o grande mestre Maurício de Souza, o genial criador da Turma da Mônica e o maior ícone do segmento no Brasil e que já exportou o seu trabalho para diversos outros países.

Mas o Dia Nacional das Histórias em Quadrinho não serve apenas para homenagear os principais artistas do gênero. A data serve também para reverenciar os artistas independentes. Aqueles que criam e lutam para divulgar seus trabalhos sem ter uma grande editora para bancar. São eles que dão a cara à tapa e dão sangue pelo mercado nacional e conseguem resultados incríveis e cada vez mais espaço entre o público aficionado por HQs.

Artistas que fazem parte ou lançam obras pelo coletivo Fictícia, por exemplo. Uma empresa formada por profissionais e fãs de HQs, que já lançou no mercado nomes como Camila Torrano; Felipe Cunha; Felipe Sobreiro; Francisco Tobias; George Schall; Hector Lima; Matheus Alves e Pablo Casado, por exemplo.

O Dia Nacional das Histórias em Quadrinho não pode deixar de lado outros grandes nomes que ajudaram a construir essa história no Brasil. Artistas como Glauco, Angeli, Laerte, Ziraldo, Adão , Ota e tantos outros que realizaram ótimos trabalhos para a HQ Brasileira. Parabéns, galera.

Fabio Martins on twitterFabio Martins on linkedinFabio Martins on instagramFabio Martins on googleFabio Martins on facebookFabio Martins on email2
Fabio Martins
Santista de nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Ama vídeo game, cinema, séries, música, nerdices e cultura pop em geral.
About Fabio Martins (374 Articles)
Santista de nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Ama vídeo game, cinema, séries, música, nerdices e cultura pop em geral.