Novidades

Designated Survivor | Crítica da 1ª temporada

“Designated Survivor”, criada por David Guggenheim (“Protegendo o Inimigo”) para a ABC – distribuída mundialmente pela Netflix, parte de uma premissa surreal. Quando o presidente americano, seu vice, membros do alto escalão do governo, da Côrte Suprema e do congresso são mortos em atentado ao Capitólio, é designado um sobrevivente – normalmente alguém de um cargo sem muita importância – para assumir a presidência da maior potência mundial.

Mas o enredo é bem real. Quando há reuniões de Estado, um membro do gabinete, escolhido previamente, é levado a um local seguro. Caso  o comandante dos Estados Unidos e toda a sua linha sucessória seja atacada, essa pessoa passa a comandar o país dali em diante.

O sobrevivente designado para assumir a presidência é Tom Kirkmann (Kiefer Sutherland, se esforçando para descolar sua imagem do agente Jack Bauer, de “24 Horas”), secretário de Habitação do governo que está com seu cargo por um fio – ele seria demitido logo após a cerimônia do Capitólio.

De perfil extremante acadêmico e técnico, ele não tem o traquejo de um político nato e passa a enfrentar a resistência da imprensa, das Forças Armadas e da população, que não o veem preparado para o cargo. A série lembra bastante 24 Horas e, em alguns episódios, House of Cards, por ser calcada em atentados terroristas, conspiração no governo e corrupção (alô, Brasil!), mas tem seus méritos próprios com diálogos inteligentes e personagens fortes.

Destaque para as interpretações convincentes do próprio Sutherland – exitante e firme quando precisa ser -, Natascha McElhone (“Californication”) como a primeira-dama, Adam Canto (“X-Men – dias de um futuro esquecido” e “The Following”), como o dúbio chefe de gabinete Aaron Shore, e de Meggie Q (Nikita) como a agente Hanna Wells, uma versão feminina – e ótima – de Jack Bauer.

Claro que a série não é perfeita, existem falhas no roteiro e os vilões, se é que podemos chamá-los assim, são caricatos demais, beirando a canastrice. Mas diverte e prende a atenção de quem assiste. E é exatamente isso que esperamos de um seriado, não é mesmo?

Designated Survivor já foi renovada para a segunda temporada, que seguirá com a luta de Kirkmann para terminar seu mandato “forçado” e a caçada do FBI pelos traidores da Casa Branca.

Anderson Silva on twitterAnderson Silva on facebook
Anderson Silva
Pai do Igor e da Isadora, marido da Marcia. Anderson "The Spider Nerd" Silva não é o lutador de MMA. Curte quadrinhos, é fã do Batman, do Metallica e admirador da cervejinha com os amigos. Tem um mau humor característico. Jornalista e assessor de imprensa.
About Anderson Silva (10 Articles)
Pai do Igor e da Isadora, marido da Marcia. Anderson "The Spider Nerd" Silva não é o lutador de MMA. Curte quadrinhos, é fã do Batman, do Metallica e admirador da cervejinha com os amigos. Tem um mau humor característico. Jornalista e assessor de imprensa.