Novidades

David Bowie | O camaleão em momento fanfarrão

O produtor musical inglês Mark Saunders postou em seu Blog  uma história interessante sobre uma gravação que circula no YouTube com David Bowie, em momento fanfarrão, imitando outros cantores cantores (Bruce Springsteen, Neil Young, Iggy Pop, Lou Reed etc) durante uma sessão para a trilha do filme “Absolute Begginers”.

David+Bowie+Absolute+Beginners+-+Sealed+485389
“Eu tive a sorte de trabalhar com Bowie em 1985 no Westside Studios, em Londres. Meus chefes, Clive Langer e Alan Winstanley, estavam produzindo a trilha Sonora do filme “Absolute Beginners”, para o qual Bowie atuava e escrevia canções (uma trilha melhor que o filme).”

No post, Saunders descreve uma visita surpresa de Mick Jagger, que apareceu no estúdio para gravar, em dueto com Bowie para o Live Aid, “Dancing in the Street”, canção que fez sucesso originalmente com Martha and the Vandellas nos anos 60. Mas é interessante a maneira como ele descreve a postura de Bowie durante o período em que trabalharam juntos, dizendo que, em nenhum momento, ele se comportou como um “rock star”.
dancing in the street

“Bowie sempre tratou com respeito os produtores (do filme) e a mim e era muito esperto em conseguir o que queria em termos de som e performance de músicos e de nós. Nunca sentíamos que ele estava usando a tática de rock star “Olha, eu sou o David Bowie e quero isso feito da minha maneira”. Ele era sempre gentil, nos colocando na direção que queria enquanto permitia que todos pudessem opinar e tentar de sua maneira em um primeiro momento. Parece óbvio que essa é a melhor maneira de manter a criatividade fluindo, mas eu trabalhei com outros grandes artistas que definitivamente não entendem isso.”

Sobre a gravação em si, Saunders conta que foi um momento de espontaneidade e que ele soube aproveitar.

 “As imitações neste post do YouTube foram gravadas mais tarde, quando Bowie veio fazer os vocais principais. No final da sessão ele começou com as imitações e eu percebi que aquilo seria apagado em algum momento então rapidamente coloquei um cassete e apertei o botão de gravação.”

A fanfarronice.

O vídeo de “Dancing in the Street”, com Bowie e Jagger.

Aldo Gama
Aldo Gama é jornalista
About Aldo Gama (79 Articles)
Aldo Gama é jornalista