O triunfo de Amber Heard sobre o caso Johnny Depp e o ‘The Sun’

Amber Heard deixando os tribunais após depoimentos | Foto: Divulgação

Um dos assuntos mais comentados no momento é a demissão inesperada do ator  Johnny Depp da franquia Animais Fantásticos, filmes atrelados ao universo de Harry Potter. Logo depois de ter atuado em dois dos longas, a participação do ator foi suspensa subitamente das possíveis continuações nesta sexta-feira (6). O motivo? os autos divulgados a respeito do processo que o ator perdeu contra o tabloide The Sun.

The Sun

Antes de mais nada, na segunda-feira (2), foi publicada a decisão do tribunal superior. Ele se mostrou desfavorável à ação judicial de Johnny Depp contra o jornal The Sun. O veículo havia publicado um artigo com uma manchete polêmica: ‘Como JK Rowling pode ser ‘genuinamente feliz’ em escalar o espancador de mulheres Johnny Depp para o novo filme de Animais Fantásticos?’. A atriz Amber Heard, que também é ex-esposa de Depp, foi a principal testemunha no caso. Nada mais justo, uma vez que a matéria falava sobre o contexto de violência que ela vivia dentro do casamento.

The Guardian

O juiz, Senhor Ministro Nicol, considerou que o título da matéria possuía palavras substancialmente verdadeiras e, assim, não poderia ser considerado como uma difamação. De acordo com o jornal The Guardian, o juiz também aceitou as evidências que Amber Heard apresentou sobre Depp. A saber, elas tiveram um efeito negativo em sua carreira como atriz e ativista. Ou seja, todos os processos nos quais esteve envolvida, falando a respeito das violências que sofreu, vieram a impactar sua vida profissional. 

A sentença

As seguintes palavras foram proferidas pelo meritíssimo Nicol: “Eu descobri que a grande maioria das alegadas agressões à Sra. Heard pelo Sr. Depp foram comprovadas de acordo com o padrão civil. (…) Cheguei a essas conclusões tendo examinado em detalhes os 14 incidentes nos quais os réus se baseiam, bem como as considerações gerais que o requerente apresentou que devo levar em consideração. Nessas circunstâncias, o parlamento disse que o réu (The Sun) tem uma defesa completa.” No caso, o juiz validou como provas verdadeiras 12 dos 14 incidentes de agressões relatados por Heard.

E-mail de Johnny Depp

Ademais, para reforçar sua sentença positiva quanto ao The Sun, Nicol citou um e-mail de Depp em sua conclusão, como indicativo dos verdadeiros sentimentos do ator com relação à sua ex-esposa: “Não tenho misericórdia, nem medo e nem um pingo de emoção ou o que uma vez pensei ser amor por esta escavadora de ouro, nível baixo, moeda de dez centavos, piegas (…) Só posso esperar que o carma entre em ação e tira o dom de respirar dela… Desculpe, cara… Mas AGORA não vou parar por nada!!!”.

Assim, fica claro na mensagem que Depp não apenas ofende a mulher, como também deseja sua morte, e, por mais que as palavras possam ter sido escritas em momento de raiva, não minimiza o tipo de tratamento e ameaça que aos quais ele  a submeteu.

Amber Heard

Amber Heard acompanhada de equipe de apoio e seguranças pessoais | Foto: Divulgação

Durante todo o processo, no qual Heard era apenas testemunha, a atriz foi acompanhada por uma equipe de apoio exclusivamente feminina a cada dia do julgamento e teve que receber escolta policial por conta das ameaças de morte recebidas por fãs de Johnny Depp e direcionadas não apenas a ela, como também a seus familiares.

Perseguição

Além disso, a Heard sofreu diversas acusações no decorrer dos anos em que se seguiu a ação, de que estaria simulando as violências vividas para se favorecer em processos jurídicos contra o ex-marido. “Ela foi acusada de fazer uma fraude elaborada que foi considerada falsa. Portanto, acho que a maneira como ela foi abusada secundariamente no tribunal é uma questão que será estudada nos próximos anos”, comentou Mark Stephens, sócio da Howard Kennedy e especialista em gestão de reputação, que acompanhou o caso, em entrevista ao jornal The Guardian.

Durante uma das audiências, Amber Heard foi questionada por Sasha Wass QC, advogado do The Sun, a respeito de seu relato que havia sido tachado como fraude em busca de benefício pessoal, no que a atriz respondeu: “Que mulher já se beneficiou por ser vítima de violência doméstica em sua própria história?”

A coragem de Amber Heard

O The Guardian ressaltou o quanto foi corajosa a iniciativa de Heard de enfrentar completamente sozinha um julgamento contra um homem influente, ainda mais após todas as situações de abusos físicos e psicológicos que ela passou. Com isso, o veículo utilizou como fonte algumas mulheres engajadas na causa, para comentarem a respeito de como a vitória em cima desse caso é importante para o empoderamento de vítimas que sofram com cenários agressivos como o que a atriz suportou. Uma das entrevistadas foi Lisa King, diretora de comunicações e relações externas da instituição de caridade contra violência doméstica Refuge, cujas palavras de seu depoimento sintetizam o mérito alcançado: 

“Esta é uma decisão importante e que esperamos que transmita uma mensagem muito poderosa: cada sobrevivente de violência doméstica deve ser ouvido. Nenhuma sobrevivente deveria ter sua voz silenciada.Uma tática comum usada por perpetradores de violência doméstica é dizer repetidamente às vítimas que ninguém vai acreditar nelas – e usar o poder e o controle para tentar silenciá-las. O que vimos hoje é que o poder, a fama e os recursos financeiros não podem ser usados ​​para silenciar as mulheres. Essa é uma mensagem de boas-vindas para sobreviventes de violência doméstica em todo o mundo. Somos solidários a Amber Heard, que demonstrou imensa bravura ao falar e falar abertamente.”

Luna Rocha

Redatora e podcaster, interessada por arte e cultura pop em suas mais diversas áreas. Curte adaptações literárias para o cinema, animes e cosplay.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *