Westworld S03E02 | The Winter Line

Deixados um pouco de lado na estreia da terceira temporada de Westworld, que focou mais em Dolores e Caleb, Maeve Millay (Thandie Newton) e Bernard Lowe (Jeffrey Wright) protagonizaram o belíssimo “The Winter Line”, que aponta um novo rumo para a série, ampliando cada vez mais seus mistérios e possibilidades.

Em Parce Domine, Lisa Joy e Jonathan Nolan beberam da fonte de James Cameron ao usar a tecnologia para atacar a tecnologia. Já em The Winter Line, os showrunners colocaram mais ingredientes na receita e usaram uma fórmula que ficou muito conhecida em 1999, com o lançamento de dois filmes impactantes lançandos naquele ano e que travatam do mesmo tema: eXistenZ , de David Cronenberg e Matrix, de Lana e Lilly Wachowski.

Embora diferentes, as duas obras que usaram a tecnologia e a realidade virtual para colocar uma pulga atrás de nossas orelhas. Será que estamos vivendo realmente? Ou tudo que está passando ao nosso redor é fruto de uma programação ou de um game jogado constantemente.

Ao que tudo indica, Maeve está no caminho para a solução. Depois dos acontecimentos da temporda anterior, ela despetar em War Wolrd, no papel de uma espiã lutando contra a Alemanha nazista ao lado do companheiro Hector Escaton (Rodrigo Santoro) que, infelizmente, não consegue despertar do seu papel de anfitrião.

Bernard, por outro lado, segue uma linha mais realista, buscando Maeve na Forma com o auxílio de Ashley Stubbs (Luke Hemsworth) – anfim confirmado como um anfitrião – e ainda tentando entender o seu papel neste “novo mundo” e o real objetivo de Dolores ao libertá-lo de Westworld.

Aparentemente sem relação uma com a outra, a história de Maeve e a de Bernard se unem quando ele finalmente chega à Forma e encontra os showrunners de Game of Thrones, David Benioff e D.B. Weiss, como funcionários da Delos, conversando ao lado de Drogon e presencia a criação de um parque medieval.

O que aparentemente seria apenas um “fan service” pode ter um significado muito mais relevante. Ao conversarem sobre onde colocar o dragão e citarem um parque da Costa Rica como um dos interessados no bichinho, lembramos automaticamente de Jurassic Park (1993) porque é justamente perto desse país, mais precisamente a 190 km de lá, onde fica a Ilha Nublar. Lugar escolhido por John Hammond (Richard Attenborough) para criar o seu Parque dos Dinossauros.

Com isso, Lisa Joy e Jonathan Nolan fazem uma jogada de mestre em The Winter Line. Agora não são apenas os personagens de Wesworld que vão entrar em parafuso para saber o que é real e o que é imaginário. O espectador também está no mesmo balaio e a pergunta que não quer calar é: será que também estamos esses anos todos presos a uma realidade virtual?

Fabio Martins on InstagramFabio Martins on Twitter
Fabio Martins
Santista de nascimento, flamenguista de coração e paulistano por opção. Fã de cinema, música, HQ, games e cultura pop.