Uma das coisas que são mais prejudiciais para uma série de TV é não saber o momento de parar. O produtor Chuck Lorre está se tornando mestre no assunto. Depois de arrastar Two And a Half Men até um final patético ele repete o erro e estica ao máximo uma série que já deu o que tinha que dar: The Big Bang Theory.
Os dois primeiros episódios dessa nona temporada da série mostra que The Big Bang Theory perdeu o encanto que tinha há tempos. Não é mais uma série que brinca com o universo nerd. É um seriado de comédia romântica como outro qualquer, com uma ou outra citação geek. O robótico Sheldon Cooper agora é um menino apaixonado pela insossa Amy Farrah Fowler, Bernadette Rostenkowski e Howard Wolowitz formam um casal com pouca graça e são notados agora somente quando o nerd patético Stuart solta uma gag bacana, Rajesh Koothrappali conseguiu ficar mais escondido nessa temporada e o novo casal Penny e Leonard Hofstadter mal se uniu oficialmente e já sofrem com as piadas manjadas sobre relacionamento pós matrimônio.
É inegável que The Big Bang Theory seja uma das comédias mais importantes dessa geração. Suas primeiras temporadas agradaram em cheio o público nerd por causa das milhares de referências usadas pelos quatro personagens (até então) principais e o choque cultural entre eles e a nova vizinha que logo se tornou a paixão de Leonard. Pena que a fórmula se esgotou e a saída encontrada por Lorre foi a mais comum possível: relacionamentos amorosos.
Claro que ainda teremos alguns episódios dessa nova temporada que vai causar furor entre nerds e geeks (um dos episódios será sobre o novo filme da saga Star Wars), ainda teremos algumas referências sobre Comic Con, Marvel, DC Comics, ciência e afins, mas pode apostar que terá um gosto muito mais nostálgico do que contemporâneo. Isso porque a série já deu o que tinha que dar. A história dos personagens é fraca e ela só continua no ar por uma questão de audiência que, até o momento, continua alta.
The Big Bang Theory não será a primeira e nem a última série que não soube dar adeus na hora certa. Dezenas de produções continuaram no ar apenas por uma questão de lucro, deixando a qualidade artística ir para o espaço. Infelizmente não são todas as emissoras e nem todos os produtores que têm a coragem de interromper uma produção em seu auge para entrar para a história como Seinfeld, A Família Soprano, The Wire e Breaking Bad, por exemplo. A maioria só pensa em lucrar exorbitantemente e prefere sugar tudo o que podem dessa produção de sucesso até que ela se esfarele por conta própria. Uma pena. The Big Bang Theory merecia um tratamento mais digno.