O Predador nas HQs: 5 histórias imperdíveis publicadas no Brasil

Predador, Predator, DC, DC Comics, hq, gibi, quadrinho, ficção científica, Lancelot,cavaleiro das trevas, Batman, Alien, Alien Versus Predador, Alien vs Predador, Batman vs Predador, Batman vs Predador II, Batman vs Predador III, alienígenas, Abril, Mythos, encadernado, livro, Mik W Barr Brian Bolland, crítica, leitura, Dimensão Geek, Juiz Dredd vs Predador

Predador, Predator, DC, DC Comics, hq, gibi, quadrinho, ficção científica, Lancelot,cavaleiro das trevas, Batman, Alien, Alien Versus Predador, Alien vs Predador, Batman vs Predador, Batman vs Predador II, Batman vs Predador III, alienígenas, Abril, Mythos, encadernado, livro, Mik W Barr Brian Bolland, crítica, leitura, Dimensão Geek, Juiz Dredd vs Predador

Acaba de chegar às salas de cinema brasileiras um novo filme do Predador. Com o mesmo nome do clássico estrelado por Arnold Schwarzenegger em 1987, o longa promete fazer referência aos primeiros da série e ainda trazer elementos inéditos. Entretanto, o cinema não é o único lugar onde o alienígena caçador de humanos costuma atacar.

Em 1989, um ano antes do segundo filme, com Danny Glover, estrear, saiu a primeira HQ do Predador nos Estados Unidos. Escrita por Mark Verheiden, a história, intitulada Concrete Jungle, é muito parecida com a de O Predador 2 e traz a criatura tocando o terror em plena Los Angeles, onde encontra o irmão mais velho de Dutch Schaefer – personagem de Schwarzenegger – que é policial na cidade.

Sempre em parceria com o desenhista Ron Randall, Verheiden ainda escreveu outras duas minisséries diretamente ligadas aos filmes: Cold War, cuja trama se passa na Sibéria e Dark River, com o policial Schaefer buscando o paradeiro de seu irmão mais novo após os eventos do primeiro filme. Para quem tiver curiosidade, o encadernado com as três histórias em edição especial de 30 anos está disponível na Amazon norte-americana.

Uma vez transposto para o papel, o personagem se tornaria presença constante em diversos crossovers. Foi então que o caçador intergaláctico passou a medir forças não só com outras figuras do cinema – e do portfólio da editora Dark Horse, como o Alien e até Tarzan – como com diversos super-heróis da DC, Top Cow e até da revista inglesa 2000 AD.

Peraí. Ninguém da Marvel? Não. E a explicação que mais faz sentido para isso é bem simples. Antes de pertencer à Disney, a Casa das ideias tinha como acionista majoritária a Fox, que também é o estúdio dono dos direitos do Predador. Logo, nenhum herói da Marvel enfrentaria o extraterrestre, pois, no universo de Homem-Aranha, X-Men e companhia, ele não passava de uma criatura cinematográfica.

E foram justamente esses encontros do Predador com outros personagens que receberam edições brasileiras. Algumas delas, aliás, valem muito a leitura. Sendo assim, confira a seguir uma seleção de ótimos gibis do caçador sanguinário, que foram publicadas aqui e podem ser garimpadas em sebos e comic shops.

Batman vs Predador

Predador, Predator, DC, DC Comics, hq, gibi, quadrinho, ficção científica, Lancelot,cavaleiro das trevas, Batman, Alien, Alien Versus Predador, Alien vs Predador, Batman vs Predador, Batman vs Predador II, Batman vs Predador III, alienígenas, Abril, Mythos, encadernado, livro, Mik W Barr Brian Bolland, crítica, leitura, Dimensão Geek, Juiz Dredd vs PredadorO Universo DC foi um dos campos de caça mais visitados pelo Predador nas décadas de 1990 / 2000. E o primeiro encontro entre ele e o Cavaleiro das Trevas não poderia ter sido pelas mãos de um time mais icônico: Os irmãos Kubert Andy e Adam assinam os desenhos e as cores, respectivamente, da história escrita por Dave Gibbons. Na trama, o caçador vem em busca de homens fortes de Gotham, começando com um boxeador, passando por chefões do crime e terminando… no Batman! Foi publicada aqui em uma minissérie em 3 partes pela Abril em 1992 e em 2002 pela Mythos em duas edições.

Batman vs Predador II

Predador, Predator, DC, DC Comics, hq, gibi, quadrinho, ficção científica, Lancelot,cavaleiro das trevas, Batman, Alien, Alien Versus Predador, Alien vs Predador, Batman vs Predador, Batman vs Predador II, Batman vs Predador III, alienígenas, Abril, Mythos, encadernado, livro, Mik W Barr Brian Bolland, crítica, leitura, Dimensão Geek, Juiz Dredd vs PredadorNo novo encontro do alienígena caçador de humanos com o Homem-Morcego, o novo Predador chega para ter êxito onde o último não conseguiu: arrancar a cabeça do Batman como troféu. Este, por sua vez, está na mira de outros sete assassinos contratados pela máfia de Gotham e precisa contar com a ajuda da Caçadora. Mesmo sem gostar da ideia. Escrita por Doug Moench e desenhada por Paul Gulacy, a história saiu como uma mini em quatro partes em 1996.

Predador, Predator, DC, DC Comics, hq, gibi, quadrinho, ficção científica, Lancelot,cavaleiro das trevas, Batman, Alien, Alien Versus Predador, Alien vs Predador, Batman vs Predador, Batman vs Predador II, Batman vs Predador III, alienígenas, Abril, Mythos, encadernado, livro, Mik W Barr Brian Bolland, crítica, leitura, Dimensão Geek, Juiz Dredd vs PredadorBatman vs Predador III

O terceiro e último combate entre os dois personagens chegou às bancas brasileiras em 1999 também como uma minissérie em quatro partes. De novo, a caçada do Predador cruza seu caminho com a bandidagem de Gotham. Outra criatura com o objetivo de caçar o Batman? Não desta vez! A arte é do brasileiro Rodolfo Damaggio e o roteiro de Chuck Dixon.

Predador, Predator, DC, DC Comics, hq, gibi, quadrinho, ficção científica, Lancelot,cavaleiro das trevas, Batman, Alien, Alien Versus Predador, Alien vs Predador, Batman vs Predador, Batman vs Predador II, Batman vs Predador III, alienígenas, Abril, Mythos, encadernado, livro, Mik W Barr Brian Bolland, crítica, leitura, Dimensão Geek, Juiz Dredd vs PredadorPredador vs Juiz Dredd

O alienígena sempre se destacou pela sua tecnologia de ponta. Mas, e quando ele desembarca na futurista Mega City Um? Acontece o mesmo que em qualquer outra época: cabeças rolam. Em uma história que também faz analogia ao personagem Dutch Schaefer, o implacável Juiz Dredd segue um assassino invisível para impedí-lo de continuar espalhando o caos na megalópole. Até entender com o que, de fato, está lidando e desafiar a criatura para um sangrento duelo.

Predador, Predator, DC, DC Comics, hq, gibi, quadrinho, ficção científica, Lancelot,cavaleiro das trevas, Batman, Alien, Alien Versus Predador, Alien vs Predador, Batman vs Predador, Batman vs Predador II, Batman vs Predador III, alienígenas, Abril, Mythos, encadernado, livro, Mik W Barr Brian Bolland, crítica, leitura, Dimensão Geek, Juiz Dredd vs PredadorAliens vs Predador

Publicada aqui em duas partes pela Mythos em 1999 e, mais tarde no mesmo ano como uma edição encadernada, a história é um dos vários embates que as criaturas tiveram nas HQs que foi publicado no Brasil. Escrita por Ian Edginton e desenhada por Alex Maleev, a ótima trama acompanha a jornalista Becka McBride, que investiga a morte de seu cameraman e acaba encontrando o empresário Gideon Lee, uma nave com ovos de Alien prestes a ser aberta no Japão e Predadores que chegam para caçar. Ou o contrário? A publicação adapta o arco Eternal, para quem quiser ler no original.

O Predador ainda teve outros crossovers publicados no Brasil, nos quais encontrou os personagens da Top Cow, Witchblade e Darkness e até a  Liga da Justiça. Porém, o tom caricato dos roteiros acabou jogando fora o que poderiam ser ótimas histórias. Mas, para quem tiver curiosidade, elas costumam ser encontradas facilmente nos sebos e na internet.

Carlos Bazela

Jornalista e leitor compulsivo, gosta de cerveja, café e chá preto não necessariamente nessa ordem. Fã de boas histórias, principalmente daquelas contadas por meio de desenhos e balões.

Learn More →

2 thoughts on “O Predador nas HQs: 5 histórias imperdíveis publicadas no Brasil

  1. Grandes Encontros DC/Dark Horse é o melhor de dois universos | Dimensão Geek 08/02/19 at 00:32

    […] em novembro do ano passado, é totalmente focado nos três embates entre o Batman e o Predador, que nós já falamos aqui e também merecem a […]

    Responder
  2. Encadernado traz Batman vs Predador em dose tripla | Dimensão Geek 03/12/19 at 03:24

    […] HQs do Predador são figurinha recorrente nesse espaço aqui na DG. Isso porque o personagem, por já ser famoso no cinema, pode […]

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *