Poder & Responsabilidade traz um Homem-Aranha mais próximo do que está nos cinemas

Homem-Aranha – Longe de Casa já está nos cinemas brasileiros e o filme vem sendo aclamado por crítica e público. Grande parte desse sucesso é o fato dele ser a última parte da Fase 3 da Marvel na telona e amarrar pontas deixadas em Vingadores: Ultimato, enquanto planta as sementes para a próxima etapa do Universo Cinematográfico da editora.

Entretanto, por mais que a ligação entre o Aranha vivido por Tom Holland e os Vingadores seja divertida de ver em carne e osso, como ficam os leitores novatos de quadrinhos? Explico: se alguém, motivado pelos filmes, resolver começar a ler os gibis do escalador de paredes, vai encontrar um Peter Parker muito diferente do que é visto na telona. E isso pode significar um fã a menos para a nona arte.

Levando isso em conta, uma boa pedida é o encadernado Ultimate Homem-Aranha: Poder & Responsabilidade, que foi lançado no Brasil pela Panini em 2013 e pode ser encontrado em algumas comic shops e sebos daqui. Com Bill Jemas e Brian Michael Bendis assinando os roteiros e a dupla Mark Bagley e Art Thibert na arte, o gibi mostra a origem do personagem e é um excelente ponto de partida para acompanhá-lo dentro do universo que baseou os filmes da Marvel, como já falamos aqui na DG.

Aqui, temos a história que poderia muito bem ser um prelúdio dos filmes de Tom Holland. Com ambientação atual e temas contemporâneos, vemos Peter ganhar seus poderes, amargar suas primeiras derrotas, como a perda do Tio Ben, o desabrochar de seu relacionamento com MJ e os primeiros inimigos no caminho, caso de Norman Osborn, o Duende Verde.

Outro ponto importante do encadernado é a repaginação da Tia May, que assim como a personagem de Marisa Tomei nas telas, é mais jovem do que suas encarnações anteriores e tem um papel mais ativo na trajetória de Peter e seu alter ego. Tudo isso norteado por uma linguagem “millenial”, que hoje pode parecer até um pouco datada quando lida por adolescentes, uma vez que as histórias que compõem essa HQ foram escritas originalmente no começo dos anos 2000.

Ainda assim, Poder & Responsabilidade é um gibi que certamente vale a leitura, por recontar a origem de um dos super-heróis mais famosos do mundo de uma maneira quase inocente, graças ao traço de Bagley, mas sem deixar de abordar algumas questões mais severas presentes no texto de Bendis e, principalmente, suas sérias consequências.

A única ressalva é que, como se trata de um gibi lançado já há algum tempo, vale uma garimpada em comic shops ou em sebos e sites que trabalham com quadrinhos usados. Pelo menos até um possível dia que a Marvel resolva lançar uma linha de HQs feita com base unicamente no seu universo cinematográfico.

Ficha Técnica:
Ultimate Homem-Aranha: Poder & Responsabilidade
Autores: Bill Jemas e Brian Michael Bendis (roteiro), Mark Bagley (desenhos), Steve Buccellato (cores), Art Thibert (arte-final)
Editora: Panini
Capa: cartonada
Lombada: quadrada
Páginas: 196
Formato: 26 x 17 cm
Lançamento: julho / 2013

Carlos Bazela
Jornalista e leitor compulsivo, gosta de cerveja, café e chá preto não necessariamente nessa ordem. Fã de boas histórias, principalmente daquelas contadas por meio de desenhos e balões.