Podcast #14 | séries policiais europeias

Neste episódio do podcast da Dimensão Geek; Aldo Gama, Camila Borda, Fábio Martins e Thiago Augusto comentam sobre séries policiais europeias que valem a pena conferir. São elas: Trapped, Der Pass (Pagan Peak) Bron Broen (The Bridge) Labirinto Verde (Black Spot / Zone Blanche / White Zone) e Broadchurch.

Trapped (Islândia)

Uma das melhores séries policiais europeias, Trapped tem duas temporadas. A primeira, de dez episódios segue Andri Olafsson (Ólafur Darri Ólafsson), o chefe de polícia em uma cidade remota na Islândia, que precisa resolver um assassinato cujo cadáver mutilado é recuperado por pescadores. A série foi dirigida por Kormákur, Baldvin Z, Óskar Thor Axelsson e Börkur Sigthorsson.

Der Pass / Pagan Peak (Alemanha e Áustria)

A série segue a detetive alemã Ellie Stocker (Julia Jentsch) com seu colega austríaco Gedeon Winter (Nicholas Ofczarek). Eles se unem para investigar um homicídio na fronteira entre os dois países. À medida que investigam, outros casos de assassinato surgem com vítimas que lembram rituais pagãos. Este caso se torna uma parte importante da vida dos dois detetives, mudando suas vidas. Embora Ellie comece com muita energia e motivação, sendo seu primeiro caso importante, a jovem sofre muita pressão. Por outro lado, Winter perdeu totalmente a ilusão de seu trabalho e as sombras de seu passado sombrio estão atrás dele.

Bron Broen / The Bridge (Suécia e Dinamarca)

Outro destaque das séries policiais europeias, Bron-Broen (The Bridge) teve quatro temporadas e uma mudança brusca no elenco principal, mas sobreviveu graças a qualidade do roteiro, direção, fotografia e o talento da atriz Sofia Helin. Quando o corpo de uma mulher assassinada é encontrado em uma ponte entre a Dinamarca e a Suécia, bem na fronteira, o inspetor dinamarquês Martin Rohde (Kim Bodnia) e a sueca Saga Norén (Sofia Helin) precisam dividir a jurisdição e trabalhar juntos para encontrar o assassino.

Labirinto Verde Black Spot / Zone Blanche / White Zone (França / Bélgica)

Villefranche, uma pequena cidade isolada em meio a floresta e às montanhas, vem se transformando aos poucos num local de alta criminalidade. Quando o corpo de uma mulher é encontrado pendurado em uma misteriosa árvore, a inspetora policial Laurène e o novo promotor iniciam uma minuciosa investigação para descobrir o crime e os fenômenos sobrenaturais que aterrorizam a comunidade.

Broadchurch (Inglaterra)

Finalizando o podcast sobre séries policiais europeias, Broadchurch é a que conta com, por acaso, o elenco mais estrelado. David Tennant, Jodie Whittaker e Olivia Colman. A primeira temporada aborda o drama vivido por uma família cujo filho mais novo é encontrado morto. A investigação revela cada vez mais segredos dos aparentemente inofensivos habitantes da cidade.