“O Mau Exemplo de Cameron Post” entra em cartaz pelo projeto Caixa de Pandora

Baseado no livro homônimo de Emily M. Danforth, o polêmico ‘O Mau Exemplo de Cameron Post’ (The Miseducation of Cameron Post) mostra a experiência da jovem que dá nome à obra em um centro religioso que afirma recuperar adolescentes atraídos pelo mesmo sexo ou que tenham algum comportamento considerado pecaminoso. O filme é o segundo a ser exibido pelo projeto Caixa de Pandora.

Interpretada por Chloë Grace Moretz (Se Eu Ficar, O Protetor, A 5ª Onda), Cameron Post é levada pela tia ao God’s Promise (Promessa de Deus) após ser flagrada transando com a melhor amiga na festa de formatura da escola. Sob a supervisão de membros religiosos – um reverendo “ex-gay” convertido em cristão heterossexual (John Gallagher Jr.) e sua irmã terapeuta (Jennifer Ehle) –, Cam tenta se adaptar às atividades do centro, até se identificar e criar laços com Jane Fonda (Sasha Lane) e Adam Red Eagle (Forrest Goodluck). O trio acaba se tornando uma espécie de resistência à rotina da instituição, que inclui louvores, castigos e reuniões similares às adotadas por grupos de viciados em entorpecentes. 

Na obra adaptada da diretora Desiree Akhavan, a órfã Cammie sente culpa e vergonha por ser quem é em diversas situações. Rodeada de incertezas sobre sua orientação sexual e religiosa, acaba se tornando vulnerável às influências e passa a se questionar cada vez mais sobre sua condição ao acompanhar o sofrimento daqueles que tentam se encaixar no processo opressor de “cura gay” promovido pela clínica.

A história, que se passa em uma pequena cidade rural de Montana no ano de 1993, denuncia, por meio de uma abordagem delicada, a questão da homofobia disfarçada de discurso religioso – tema ainda bastante atual e que pode incomodar espectadores mais conservadores. Conflitos sobre crenças, valores e identidade se desenvolvem durante toda a trama, retratados por diálogos e discursos sérios, realistas, mas também irônicos. 

O filme, exibido na 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2018, levou o principal prêmio do júri no Festival de Sundance. Ao contrário do que ocorreu com ‘Boy Erased: Uma Verdade Anulada’, que possui a mesma temática e teve a estreia cancelada no cinema brasileiro no início deste ano, ‘O Mau Exemplo de Cameron Post’ chega às telas em 18 de abril.



Redação Dimensão Geek