“O Mau Exemplo de Cameron Post” entra em cartaz pelo projeto Caixa de Pandora

Baseado no livro homônimo de Emily M. Danforth, o polêmico ‘O Mau Exemplo de Cameron Post’ (The Miseducation of Cameron Post) mostra a experiência da jovem que dá nome à obra em um centro religioso que afirma recuperar adolescentes atraídos pelo mesmo sexo ou que tenham algum comportamento considerado pecaminoso. O filme é o segundo a ser exibido pelo projeto Caixa de Pandora.

Interpretada por Chloë Grace Moretz (Se Eu Ficar, O Protetor, A 5ª Onda), Cameron Post é levada pela tia ao God’s Promise (Promessa de Deus) após ser flagrada transando com a melhor amiga na festa de formatura da escola. Sob a supervisão de membros religiosos – um reverendo “ex-gay” convertido em cristão heterossexual (John Gallagher Jr.) e sua irmã terapeuta (Jennifer Ehle) –, Cam tenta se adaptar às atividades do centro, até se identificar e criar laços com Jane Fonda (Sasha Lane) e Adam Red Eagle (Forrest Goodluck). O trio acaba se tornando uma espécie de resistência à rotina da instituição, que inclui louvores, castigos e reuniões similares às adotadas por grupos de viciados em entorpecentes. 

Na obra adaptada da diretora Desiree Akhavan, a órfã Cammie sente culpa e vergonha por ser quem é em diversas situações. Rodeada de incertezas sobre sua orientação sexual e religiosa, acaba se tornando vulnerável às influências e passa a se questionar cada vez mais sobre sua condição ao acompanhar o sofrimento daqueles que tentam se encaixar no processo opressor de “cura gay” promovido pela clínica.

A história, que se passa em uma pequena cidade rural de Montana no ano de 1993, denuncia, por meio de uma abordagem delicada, a questão da homofobia disfarçada de discurso religioso – tema ainda bastante atual e que pode incomodar espectadores mais conservadores. Conflitos sobre crenças, valores e identidade se desenvolvem durante toda a trama, retratados por diálogos e discursos sérios, realistas, mas também irônicos. 

O filme, exibido na 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2018, levou o principal prêmio do júri no Festival de Sundance. Ao contrário do que ocorreu com ‘Boy Erased: Uma Verdade Anulada’, que possui a mesma temática e teve a estreia cancelada no cinema brasileiro no início deste ano, ‘O Mau Exemplo de Cameron Post’ chega às telas em 18 de abril.



Ana Freitas on FlickrAna Freitas on Instagram
Ana Freitas
Paulistana, jornalista, apaixonada por automobilismo, games, culinária, dança, viagens, natureza e mundo geek.