Netflix | Golan, Globus e outros docs.

Usuários da Netflix estadunidense contam com um acervo razoável de documentários à sua disposição. Entre os títulos liberados, um dos mais divertidos, principalmente para cinéfilos, é o documentário “Electric Boogaloo – The Wild, Untold Story of Cannon Films”. Aqui no Brasil, aguardamos com ansiedade a inclusão do documentário no acervo.

Dirigido por Mark Hartley, o filme acompanha a história de dois imigrantes israelenses aficcionados por cinema, Menahem Golan e seu primo Yoram Globus. Em busca do “sonho americano”, tomam o controle de um estúdio (Canon) e passam a produzir películas freneticamente. Entre 1979 e 1989, os primos produziram cerca de 120 filmes de baixo orçamento que lançaram ao estrelato nomes como Chuck Norris, Jean-Claude Van Damme e Dolph Lundgren. (The Guardian)

ElectricBoogaloo.Golan-and-Globus.cropped

O documentário conta com um rico acervo de imagens, trechos de filmes e mais de 80 depoimentos, entre atores, escritores, diretores, editores etc que trabalharam diretamente com os primos. No lugar se seguir uma linha cronológica reta, o filme busca sua força nas histórias contadas por seus protagonistas, que tem boas e más memórias da dupla.

Entre outras coisas, o filme lembra que Golan e Globus eram ecléticos, produzindo o trabalho de gente como Franco Zeffirelli, John Cassavetes e Barbet Schroeder. Mas o melhor, claro, fica por conta dos depoimentos. (Variety)

kq_electric-boogaloo_wide-20140729211248550755-620x349

Richard Chamberlain, estrela do filme “Allan Quatermain e a Cidade do Ouro Perdido” (Allan Quatermain and the Lost City of Gold), de 1987, lembra do relacinamento tenso com a companheira de elenco Sharon Stone. O motivo, talvez, tenha sido uma confusão dos produtores. Chamberlain havia pedido a escalação “daquela mulher do Stone”, referindo-se à estrela do filme de 1984, Tudo Por Uma Esmeralda (Romancing the Stone), Kathleen Turner.

07_10_14_4_nts

Mas nem tudo eram flores. Para cada sucesso de bilheteria, a dupla produzia dezenas de fracassos. Filmes de ação bem sucedidos como Braddock – O Super Comando (Missing in Action -1984) e Expresso para o Inferno (Runaway Train – 1984) ou de arte como Amantes (Love Streams – 1984), de John Cassavetes, eram sucedidos por dezenas de bombas como o musical futurístico A Maçã (The Apple -1980).

Mesmo discutindo questões sérias como a ética profissional dos primos, ou ausência dela, e o mau gosto da maioria das produções, o documentário registra o amor que a dupla tinha pelos filmes.

Documentários recomendados disponíveis na Netflix no Brasil

An Honest Liar – A história de James “The Amazing” Randi mágico e desbaratador de trambiqueiros com poderes psíquicos.

The Overnighters – o filme acompanha o desespero da classe operária em busca de trabalho em uma cidade pequena em Dakota do Norte.

Twinsters — Estudante francesa encontra atriz estadunidense parecida consigo e acaba descobrindo que são gêmeas.

What Happened Miss Simone – Os altos e baixos na vida de um dos maiores nomes da música internacional.

Dear Mr. Watterson – Um olhar carinhoso sobre o legado do artista e seus principais personagens, Calvin e Haroldo.

Ônibus 174 – Dirigido por José Padilha em 2002, conta a história do sequestro do ônibus 174, em plena zona sul do Rio de Janeiro, e a tragédia que o sucedeu.

Sicko – O irreverente documentarista Michael Moore descasca o Sistema de saúde estadunidense. O momento em que leva um barco com pessoas que não têm acesso à tratamento médico, inclusive bombeiros que trabalharam nos escombros do World Trade Center, para serem cuidados por médicos em Cuba é o ponto alto.

Supermensch – Super empresário musical, inventor da onde de programas culinários na TV e figuraça, Shep Gordon é a figura central desse documentário divertido que dá uma idéia das mudanças sofridas pelo showbizz estadunidense dos anos 60 até hoje.

Big Star: Nothing Can Hurt Me – A triste história de uma das bandas mais adoradas pela crítica de rock, mas que nunca conseguiu atingir o grande público.

The Battered Bastards of Baseball – Um ator entediado, perto da aposentadoria, resolve comprar um time de quinta categoria de Baseball e o leva a desafiar os grandes.

Going Clear: Scientology and The Prison of Belief – Um olhar aprofundado sobre as loucuras que cercam o culto travestido de religião e o mal que faz a seus integrantes e familiares.

The Captains – William Shatner, o eterno Capitão Kirk, encontra outros atores que sentaram na cadeira de comando de naves estelares e fala da dificuldade de comandar uma nave da Federação. A cafajestagem corre solta, assim como a diversão.

The Wrecking Crew – Este documentário maravilhoso vai atrás dos músicos que gravaram os maiores hits da história da música pop, incluindo Pet Sounds, do Beach Boys.

Joe Strummer: O Futuro Está Para Ser Escrito – A conturbada vida do líder do The Clash é recontada sem evitar as contradições de um Punk que se transforma em astro do rock.

Fabio Martins

Santista de nascimento, flamenguista de coração e paulistano por opção. Fã de cinema, música, HQ, games e cultura pop.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *