Os cinco melhores filmes de 2020

Apesar do ano complicado devido a pandemia causada pelo coronavirus, os cinemas e plataformas de streaming apresentaram ótimas produções no decorrer do ano. Abaixo, listamos os cinco melhores filmes de 2020. E que em 2021 o mundo supere essa adversidade para podermos voltar às salas de exibição novamente.

Melhores filmes de 2020

5 – Os 7 de Chicago

Baseado em história real, ‘Os 7 de Chicago’ é, a princípio, um filme sobre tribunal. O enredo foca em um grupo de ativistas presos na referida cidade norte-americana durante uma convenção do partido democrata. Os manifestantes pleiteavam que, caso o partido vencesse as eleições presidenciais, o novo presidente imediatamente acabaria com a Guerra do Vietnã.  O que era para ser um protesto pacífico se transformou em um confronto violento com a polícia, e o resultado foi um dos julgamentos mais famosos da história.

A saber, este é o segundo filme que Aaron Sorkin assina tanto a direção quanto o roteiro. Grande roteirista que escreveu belas histórias como Steve Jobs, O Homem Que Mudou o Jogo, A Rede Social e Questão de Honra (assim como Os 7 de Chicago esses dois últimos também são filmes de tribunais). Aqui ele comanda uma bela história, bem como atua com mão firme para segurar um elenco formado por grandes atores como Eddie Redmayne, Sacha Baron Cohen, Jeremy Strong, John Carroll Lynch, Yahya Abdul-Mateen II, Mark Rylance, Joseph Gordon-Levitt e Frank Langella.

Onde assistir? Netflix

4 – Destacamento Blood

Dificilmente uma obra de Spike Lee ficaria de fora de uma lista dos melhores filmes de 2020. E Destacamento Blood só confirma o quanto ele é um dos melhores e mais importantes cineastas de sua geração. Destacamento Blood conta a história de quatro veteranos pretos da Guerra do Vietnã: Paul, Otis, Eddie e Melvin.

Acompanhados do filho de Paul, retornam ao Vietnã, a princípio, em busca dos restos mortais do líder de seu esquadrão. Ao chegar lá, descobrimos que, além da busca do antigo companheiro,  eles estão atrás de um tesouro escondido. Outro grande acerto de Lee em sua eterna luta por justiça e verdade histórica.
Onde assistir? Netflix

3 – O Som do Silêncio

Sem grandes alardes ou com uma grande campanha de marketing, o filme ganhou força no boca-a-boca e vem conquistando espaço na mídia graças ao seu mérito. O belíssimo filme mostra a luta de um jovem bateirista pelo seu futuro quando percebe que está gradualmente ficando surdo. Duas paixões estão em jogo: a música e sua namorada, que é a vocalista em seu duo de heavy metal. Essa mudança drástica acarreta em muita tensão e angústia na vida do músico, atormentado lentamente pelo silêncio. O filme é angustiante, desesperador em certos momentos e belíssimo.
Onde assistir? Amazon Prime Video

2 – Mank

David Fincher usa toda sua sensibilidade para contar a história do trabalho de Herman Mankiewicz no roteiro de ‘Cidadão Kane’. Além disso, ele retrata com maestria o confronto do roteirista com a política de direita que ele descobriu em Hollywood dos anos 1930. Trata-se de um drama que mostra a linha tênue entre falar a verdade ao poder e ser cúmplice dos sistemas – seja do estúdio, de classe, bem como o de política – que mantém as mesmas pessoas dando as cartas.
Onde assistir? Netflix

1 – O Oficial e o Espião

Por fim, temos ‘O Oficial e o Espião’. Intrigado com a condenação do Capitão Dreyfus pelo crime de alta traição, o investigador Picquart decide desvendar o mistério, envolvendo-se em um labirinto de corrupção e mentiras do exército francês que ameaça sua vida. Embora o mais recente trabalho de Roman Polanski seja de 2019, ele estreou no Brasil apenas ano passado e, sendo assim, nada mais justo do que coloca-lo nesta lista de melhores filmes de 2020.
Onde assistir? Vivo Play, Youtube, Googleplay, Now e Itunes

Fabio Martins on InstagramFabio Martins on Twitter
Fabio Martins
Santista de nascimento, flamenguista de coração e paulistano por opção. Fã de cinema, música, HQ, games e cultura pop.