HQ do Gavião Arqueiro e Soldado Invernal pode ditar futuro da Marvel nas telas

Estamos na segunda semana de maio e, para que não assistiu, está cada vez mais difícil de desviar dos spoilers de Vingadores: Ultimato. Se você está nesse clube, leia aqui a nossa crítica e volte para esse texto somente depois de passar pela experiência inesquecível que é ver o filme nos cinemas.

Capa de Gavião Arqueiro & Soldado Invernal

Ainda aqui? Por sua própria conta e risco? Então vamos lá. A essa altura, você ainda está se recuperando da última aventura dos Heróis Mais Poderosos da Terra, provavelmente ainda com lágrimas nos olhos pela morte inesperada da Viúva Negra. E, com um filme dela já confirmado, como trazer a personagem de volta sem ser uma história de origem?

A resposta pode estar em Gavião Arqueiro & Soldado Invernal, edição especial publicada pela Panini, que está nas bancas. Na HQ, escrita por Matthew Rosenberg, ilustrada por Travel Foreman e colorida por Rachelle Rosenberg, temos o ex-agente russo trabalhando lado a lado com o arqueiro púrpura para encontrar a Viúva Negra, supostamente dada como morta, mas que pode estar de volta ao mundo dos vivos e deixando um rastro de corpos de chefões de crime organizado e espiões.

O gibi acerta na arte, trazendo os dois personagens em carcterizações semelhantes às versões dos filmes. E também no roteiro, com pegada de espionagem, que inclui uma rede de assassinos internacionais e a misteriosa Sala Vermelha, o programa que originou Natasha Romanoff e Yelena Belova, a segunda Viúva Negra dos quadrinhos.

Contudo, o mais interessante é a dinâmica dos dois heróis, que passa para o leitor a incerteza de não saber em quem confiar, de estar seguindo uma pista errada e até mesmo de perseguir uma ideia que pode ser mais uma obsessão do que uma realidade. Até encontrarem Natasha. E eu paro a resenha por aqui, mas já adianto que a razão dela estar viva, ainda que controversa, é aceitável e verossímil para ser adaptada para a telona. Desde que a Marvel abra mão de sua receita abrace mais uma vez o risco de errar, como fez em Guardiões da Galáxia.

Para finalizar, Gavião Arqueiro & Soldado Invernal é uma grata surpresa. Uma história que, embora tenha início em outra megassaga em andamento e deixe gancho para outra aventura, é uma trama que começa, termina e impressiona pelas reviravoltas. E o encadernado ainda traz de brinde uma história mais curta com a Gaviã Arqueira Kate Bishop trabalhando em dupla com um Clint Barton em seus primeiros dias de herói. Uma bela HQ para ler depois de assistir a Vingadores: Ultimato, por exemplo, enquanto esperamos o serviço Disney+ estrear com a série solo do arqueiro e sua protegida dentre outras.

Ficha Técnica:

Título: Gavião Arqueiro & Soldado Invernal

Editora: Panini

Autores: Matthew Rosenberg (roteiro), Travel Foreman (ilustrações) e Rachelle Rosenberg (cores)

Capa: cartonada

Lombada: quadrada

Páginas: 148

Formato: 26x 17 cm

Lançamento: abril /2019

Carlos Bazela
Jornalista e leitor compulsivo, gosta de cerveja, café e chá preto não necessariamente nessa ordem. Fã de boas histórias, principalmente daquelas contadas por meio de desenhos e balões.