Fancy: Conheça o Inspetor Wallander

Imagine-se na Suécia, emaranhado por uma trama internacional de assassinato e suspense, que pode envolver personagens oriundos da China, África do Sul, Alemanha, Rússia, América do Sul …

Imagine um universo com conspirações políticas, traição, ambição, xenofonia criados em cenários gélidos.
Imagine um detetive solitário, incapaz de relacionar-se com a família, envolto numa vida metódica e caótica, pressionado pelas suas inquietações e frustrações.

Kurt Wallander, Inspetor Wallander, é um personagem criado por Henning Mankell numa série de romances policiais.
Kurt Wallander nasceu em Ystad – uma cidade da Escânia no sul da Suécia, divorciado de Mona, tem uma irmã – a Kristina, que mora em Estocolmo, uma filha – a Linda, que também é policial, e um pai – que vive no campo.
Depois de viver muitos anos em Ystad, ele muda para uma pequena casa de campo em Svarte na proximidade da cidade, e adquire um cão a quem dá o nome de Jussi.

Wallander é um homem solitário, que gosta de ópera e bebe demasiado álcool. Sofre de diabetes, e no final da sua carreira é atacado por faltas de memória, um prelúdio da doença de Alzheimer. A BBC adaptou os livros em série, com Kenneth Branagh no papel do detetive que investiga crimes chocantes e assassinatos aparentemente sem motivo, mas que levam a surpreendentes descobertas, filmados na Suécia.

Henning Mankell é um escritor sueco, casado com a filha de Ingmar Bergman, escreveu dezenas de livros sobre suspense policial, infantis e peças de teatro. Desde 1986, divide seu tempo entre a Suécia e Maputo em Moçambique onde é o líder artístico do Teatro Avenida. Entre as tantas ações de ajuda humanitária que participa, em 2013 esteve no Fórum Econômico Mundial em Davos, era um dos ativistas do navio que queriam apenas levar ajuda humanitária às pessoas em necessidade, na Faixa de Gaza, bombardeado em 2010 por Israel, onde cerca de 20 pessoas foram mortas e pelo menos 50 feridas.

Seus livros já venderam em mais de 40 milhões de cópias. Aqui, uma entrevista onde ele reflete sobre seu trabalho, inspirações e o papel do intelectual na sociedade.

Os livros protagonizados por Kurt Wallander
Assassino Sem Rosto – 1991
Os Cães de Riga – 1992
A Leoa Branca – 1993
O Homem Que Sorria – 1994
O Guerreiro Solitário – 1995
A Quinta Mulher – 1996
Um Passo Atrás – 1997
A Muralha Invisível – 1998
A Pirâmide – 1999
Antes da Geada – 2002
Um Homem inquieto – 2009
A Mão – 2013

Fabio Martins

Santista de nascimento, flamenguista de coração e paulistano por opção. Fã de cinema, música, HQ, games e cultura pop.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *