Dogma 95| Mostra celebra os 20 anos do movimento

No dia 10 de março de 2015 o Dogma 95, um dos movimentos mais controversos e polêmicos do cinema contemporâneo, completou 20 anos. Nós fizemos um texto falando sobre o assunto e sobre a importância do manifesto e seus principais filmes que você pode conferir clicando aqui. Para celebrar o marco, o Centro Cultural Banco do Brasil realiza a mostra Dogma 95, que, depois de passar pelo Rio de Janeiro e Brasília chega a São Paulo entre os dias 2 a 14 de setembro, com uma programação com 16 longas, de mais de 10 diretores de diversas nacionalidades.

O público tem a oportunidade de se aproximar de um dos movimentos mais controversos e curiosamente pouco conhecidos dos últimos anos. A mostra apresenta, sobretudo, o caráter internacional do Dogma 95 e a obra de seus três principais cineastas: Lars Von Trier, Thomas Vinterberg e Susanne Bier. Para discutir as ideias e as obras do movimento, “Dogma 95” contará com debate com os críticos e professores de cinema Filipe Furtado e Fernando Oriente e mediação do curador Júlio Bezerra.

“Dogma 95” visa mostrar títulos polêmicos do cinema contemporâneo, sob um olhar mais urgente e menos “industrial”. É um movimento estético importante? Marketing? Picaretagem? Novidade? São questões a serem abordadas durante a realização da mostra.

O cultuado Lars Von Trier é um de seus líderes e tornou-se um dos cineastas mais icônicos deste movimento. Durante o período em cartaz, a mostra poderá atrair os admiradores da cinematografia de Trier, além de cinéfilos que querem conhecer mais profundamente o Dogma. A seleção de filmes permitirá também, que o público assista ou reveja filmes raros. Trata-se de uma oportunidade de mergulhar neste peculiar universo.

Veja a programação completa da Mostra Dogma 95 clicando aqui.

Fabio Martins

Santista de nascimento, flamenguista de coração e paulistano por opção. Fã de cinema, música, HQ, games e cultura pop.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *