Comédia: Gênios do humor ganham retrospectivas

Dois grandes nomes do humor mundial ganham retrospectivas em São Paulo no mês de março. Jerry Lewis e Mel Brooks, terão alguns de seus clássicos exibidos, respectivamente, no Centro Cultural Banco do Brasil e Sesc Pinheiros.

Em cartaz desde 4 de março, a mostra “Jerry Lewis: O Rei da Comédia” promoverá a exibição de 23 filmes do humorista, seja na companhia de Dean Martin, seja em carreira solo ou atuando nos bastidores. As obras serão rodadas em formato digital, com exceção dos filmes “Um Palhaço no Batalhão”, “O Professor Aloprado”, “O Bagunceiro Arrumadinho”, “Uma Família Fuleira” e “Uma Dupla em Sinuca”, que tem formato 35mm.

Jerry Lewis: O Rei da Comédia contempla três períodos da carreira do humorista. O primeiro centraliza os duos com Dean Martin; o segundo, voltado à carreira solo, sobretudo às sofisticadas comédias do diretor Frank Tashlin e o último, enfoca os filmes que ele dirigiu e atuou. Além da exibição de longas, o evento contará com debate, mediado pelos críticos Sérgio Alpendre e Inácio Araujo (autor de “Hitchcock, o Mestre do Medo”,“Cinema, o Mundo em Movimento” e do romance “Casa de Meninas”), no dia 12/3, às 19h.

A programação vai até o dia 30, com ingressos populares a R$4 a inteira. Além da exibição dos longas, o evento contará com palestras dos críticos de cinema Sérgio Alpendre e Inácio Araújo, ambos do jornal Folha de S. Paulo.

Veja a programação completa, com datas, fotos e sinopses dos filmes clicando aqui.

Mel Brooks

Outro mestre do humor, Mel Brooks, ganha uma mostra de quatro filmes no Sesc Pinheiros, que começou nessa quinta-feira com a exibição de “Banzé no Oeste”. Com entrada gratuita e sessão realizada na praça da unidade, os espectadores poderão assistir os clássicos “Primavera para Hitler” (12/03), “O Jovem Frankenstein” (19/03) e “A Última Loucura de Mel Brooks” (26/03), sempre às 20h.

A programação faz parte do projeto “Comediantes como os de Antes”, que tem como objetivo resgatar produções de grandes comediantes que marcaram a história da sétima arte, trazendo de volta à tela grande nomes consagrados do cinema de humor mundial.

Veja a programação completa, com datas, fotos e sinopses dos filmes clicando aqui.

Mestres do Humor
As duas mostras são ótimas oportunidades para a nova geração conhecer esses dois mestres da comédia, além de ser uma bela chance para as gerações passadas para rever os filmes desses comediantes incríveis na tela grande.

Para quem não conhece, Lewis é a grande referência de Jim Carrey que, assim como o mestre, usa muita expressão corporal e facial para fazer graça. O “maskara” inclusive, chegou a ser comparado com o “professor aloprado” em seu início de carreira e sempre disse que Lewis era uma de suas grandes inspirações. Veja abaixo uma das esquetes mais famosas de Lewis.

Brooks, por sua vez, era mais conhecido por suas paródias. Principalmente dos filmes de faroeste (caso do Banzé no Oeste), filmes de terror (Drácula – Morto Mas Feliz e O Jovem Frankestein), suspense (Alta Ansiedade e ficção científica – principalmente Star Wars em S.O.S Tem um Louco no Espaço) . Brooks é um artista completo. Escreve, dirige, atua, canta e dança. Sempre com maestria. Seus filmes fizeram muito sucesso e tem uma história curiosa em relação ao Primavera para Hitler. Esse longa se tornou um musical de muito sucesso na Broadway chamado The Producers (título original da comédia em inglês) e que depois virou filme novamente só que agora, no Brasil, foi chamado pelo nome original, Os Produtores. O Musical ainda serviu de base para a quarta temporada da série Curb Your Enthusiasm, estrelada pelo co-criador de Seinfeld, Larry David.

Fabio Martins

Santista de nascimento, flamenguista de coração e paulistano por opção. Fã de cinema, música, HQ, games e cultura pop.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *