Anima Mundi|Festival de animação chega a São Paulo

Depois de passar pelo Rio de Janeiro chega a São Paulo o Anima Mundi, um dos maiores festivais de animação do mundo. A programação paulista será exibida nesse ano na Cinemateca Brasileira e no Cine Caixa Belas Artes, entre os dias 17 a 22 de julho. E, como sempre, a entrada é grátis.

O Brasil é o país com o maior número de filmes do festival. Das 450 produções do Anima Mundi,108 são brasileiras na sequência aparecem França (42), Estados Unidos (30), Alemanha (26), Reino Unido (26), Bélgica (20), Canadá (14) e Dinamarca (12). As sessões incluem ainda trabalhos de países como Austrália, China, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Eslováquia, Estônia, Hungria, Índia, Irã, Israel, Itália, Jamaica, Letônia, Moldávia, Romênia, Rússia, Suíça, Taiwan, Ucrânia e Uruguai.

Um dos destaques dessa edição do anima Mundi é a première nacional do longa ‘O Pequeno Príncipe’, produção francesa bastante elogiada em sua passagem pelo último Festival de Cannes, que contará com a presença do diretor diretor Mark Osborne para apresentar o trabalho e falar sobre esta primeira adaptação animada do célebre livro de Antoine de Saint-Exupéry, que conta ainda com as vozes de Jeff Bridges, James Franco, Marion Cotillard e Benicio Del Toro.

Outra presença marcante 23.a edição do Anima Mundi é a do britânico Will Becher, que mostrará ‘Shaun, the Sheep’ e falará sobre o trabalho na produtora Aardman, uma das mais prestigiadas do segmento stop-motion. Como representante nacional na categoria longa-metragem, ‘Nautilus – A Primeira Aventura de Colombo’, de Rodrigo Gava, terá a sua primeira exibição no festival com a presença do diretor.

Encontros animados: Jorge Gutierrez, Steve Hickner, Bastien Dubois e Birdo

Duas reexibições completam a seleção de longas: ‘Festa no Céu’ (‘The Book of Life’), do mexicano Jorge Gutierrez, e ‘O Príncipe do Egito’, de Steve Hickner. Não por acaso, os dois realizadores são convidados do Papo Animado, tradicional sessão do Anima Mundi em que os diretores falam sobre o seu processo criativo, mostram alguns trabalhos e respondem perguntas da plateia.

Gutierrez desenvolveu dezenas de filmes para produtoras como Disney, Warner Bros e Sony Pictures e Hickner tem em seu currículo passagens em produtoras como DreamWorks, Disney, Amblimation, Aardman, Hanna-Barbera e Filmation. Ele esteve na equipe de filmes emblemáticos, como ‘Uma Cilada para Roger Rabbit’ (1988), ‘A Pequena Sereia’ (1989), ‘Madagascar’ (2005) e dirigiu ‘O Príncipe do Egito’ (1998) e ‘Bee Movie: A História de uma Abelha’ (2007).

Pela primeira vez, uma produtora brasileira será tema de um Papo Animado especial. Criado pelos animadores Luciana Eguti e Paulo Muppet, o estúdio paulistano Birdo completou 10 anos de atividade com trabalhos que incluem comerciais premiados (FIAT, Google, Unilever), séries de TV e webseries.

O francês Bastien Dubois contará a sua experiência como animador de diários de viagem. Diretor do bem-sucedido curta ‘Madagascar, Carnet de Voyage’ (2011), indicado ao Oscar, ele produziu uma série de episódios para a TV alemã sobre diferentes países, incluindo o Brasil. Seu último trabalho é o curta ‘Cargo Cult’, fábula antropológica situada na Nova Guiné na Segunda Guerra.

Foco França – Terceiro maior produtor mundial de animação, a França é hoje o país que mais realiza filmes animados na Europa, entre curtas, longas e séries de animação para a TV que são exportadas para todo o mundo. Nos últimos dez anos, 18 longas franceses foram lançados no Brasil e tiveram público superior a 1,1 milhão de espectadores.

Para celebrar o país, o Anima Mundi, em parceria com a Embaixada da França no Brasil, idealizou uma programação especial com três mostras especiais de curtas, três longas, um Papo Animado (Bastien Dubois) e a participação de representantes no Anima Forum e no Anima Business, abrindo caminho para coproduções para cinema e TV entre Brasil e França.

As sessões especiais de curtas vão homenagear as famosas escolas Supinfocom e Gobelins – referências mundiais – e ainda contará com a mostra Autour de Minuit, reconhecida produtora e distribuidora de filmes com temas adultos. Os três longas (‘Planeta Selvagem’, ‘As Bicicletas de Belleville’ e ‘O Rei e o Pássaro’) serão exibidos na Maison de France (Cinemaison), no Rio, e na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, ao ar livre e com entrada franca.

A programação completa do Anima Mundi pode ser vista no site oficial do evento.

Fabio Martins

Santista de nascimento, flamenguista de coração e paulistano por opção. Fã de cinema, música, HQ, games e cultura pop.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *