Editora Noir lança biografia de Steve Ditko

Pouca gente sabe, mas Stan Lee não é o único gênio criativo do Universo Marvel. Além dele, nomes como Steve Ditko, que morreu em junho de 2018, poucos meses antes de completar 91 anos, fizeram história na editora e ajudaram na criação de diversos personagens, como, por exemplo, Homem-Aranha, que nasceu em 1962, graças a uma parceria entre ambos. Para contar um pouco mais sobre essa história, a Editora Noir lança a biografia “O Incrível Steve Ditko”, escrita pelo jornalista Roberto Guedes, o mesmo que já homenageou outros nomes da Marvel Comics em “Stan Lee – O reinventor de super-herois” e “Jack Kirby: O criador de deuses”.

O papel de Steve Ditko não ficou restrito ao desenho do Cabeça de Teia e tampouco ao herói que virou símbolo da Marvel Comics. Sua imaginação privilegiada deu vazão a uma série de características dos personagens da série, inclusive os vilões, nos 39 números que desenhou, até 1965. O mesmo talento que o levou a dar vida, sozinho, a criaturas intrigantes como Doutor Estranho; bizarros, como o Rastejante; radicais, como Questão; e polêmicos, como Rapina e Columba.

Assim como em seus trabalhos anteriores, Guedes apresenta uma narrativa detalhada, porém ágil, em que resgata desde a infância de Ditko na acanhada Johnstown, estado da Pensilvânia, até sua consagração como co-autor do Amigão da Vizinhança. Ele mostra a família pobre, as brincadeiras na rua, o serviço no exército americano, o tímido começo na área editorial em Nova York, e até mesmo o primeiro encontro com Stan Lee em uma escola de desenho.

Guedes procura surpreender o leitor com revelações da vida particular e da carreira dessa misteriosa e, ao mesmo tempo, fascinante personalidade da Arte Sequencial. Em O Incrível Steve Ditko, o autor esmiuça a personalidade e uma estranha filosofia que conduziu a vida do desenhista arredio e hermitão até seu ultimo suspiro. A partir de determinado momento de sua carreira, Ditko passou a escancarar suas ideias revolucionárias, muitas vezes classificadas como libertárias, nas páginas impressas. Principalmente nas publicações independentes, em que tinha completa autonomia.

Sua personalidade incomum o levou a romper relações com Lee. Com isso, oportunidades de trabalho foram perdidas e portas se fecharam para sempre. Amizades de longa data – como a que mantinha com o editor Dick Giordano – foram desmanteladas. Apesar de recluso, inacessível a entrevistas e pouco afeito à premiações e convenções de quadrinhos, Ditko jamais se furtou a defender seus rígidos, mas inteligentes pontos de vista.

O Incrível Steve Ditko revela ao público essa faceta praticamente desconhecida do biografado, de uma maneira sensível e reflexiva. Vem recheado de artes, e muitas até então inéditas em publicações brasileiras; com várias reproduções de originais do artista e fotos raras do biografado, em momentos distintos de sua vida.

A arte de capa foi realizada pelo cartunista Wander Antunes. Para completar, traz textos de Manoel de Souza (editor da revista Mundo dos Super-Heróis), Marcelo Naranjo (editor do site Universo HQ), Thiago Ferreira (apresentador do canal Comix Zone) e do editor do livro, Gonçalo Junior. Tudo isso, sob o design gráfico de André Hernandez.

Sobre o autor:

Roberto Guedes, paulistano do Ipiranga, atua no mercado editorial há mais de três décadas como jornalista, roteirista, escritor, editor e tradutor. Colaborou com as editoras Panini, Europa, Ediouro, Myhtos, HQM, Discovery, Phenix, Cena Editorial (Portugal) e Twomorrows Publishing (EUA), entre outras. Autor das biografias Gedeone: O Guerreiro dos Quadrinhos (Opera Graphica), Stan Lee: O Reinventor dos Super-Heróis (Kalaco) e Jack Kirby: O criador de Deuses (Noir). Vencedor dos prêmios Angelo Agostini (2003) e Troféu Jayme Cortez (2004), publica pelo selo Guedes Manifesto seus personagens Meteoro e Os Protetores. Atualmente reside no ABC Paulista com sua esposa Regina, um casal de felinos, Dick e Alice, e o cãozinho Tommy.

O INCRÍVEL STEVE DITKO

Autor: Roberto Guedes
Editora: Editora Noir
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 264
Preço promocional: R$ 54,90
Onde encontrar: www.editoranoir.com.br

Fabio Martins

Santista de nascimento, flamenguista de coração e paulistano por opção. Fã de cinema, música, HQ, games e cultura pop.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *